segunda-feira, 29 de março de 2010

Quebrando paradigmas sobre praia e calor

Quando se mora no Brasil, normalmente se tem o paradigma: no verão, temos praia+calor! Aqui no Chile, depois que fui a Valparaíso e Viña del Mar, tive que desassociar praia de calor =/ Mas mesmo assim, a viagem foi super boa!!

Resolvemos eu e o Romildo aproveitar os poucos dias que ele estava no Chile para irmos a Valparaíso e Viña no domingo depois do meu aniversário. O problema é que para aproveitar as duas cidades, tivemos que sair de Santiago às 07:00 (lembrando que isso foi na manhã depois do meu niver e que eu cheguei às 05:00 em casa). Saindo de casa, resolvi pegar um casaquinho, porque de madrugada estava um pouco frio, mas estava de havaianas, afinal ia para a praia...

Chegamos em Valparaíso às 8:30 e surpresa: 15º e MUITA neblina. Imagine meu bom humor: frio, fome, sono, um cachorro de rua nos seguinho e quase tudo fechado. Pensei: "Que beleeeeeza vai ser esse passeio!" Mas quando a companhia é boa, qualquer programação fica ótima! ;)

Valparaíso é uma das cidades mais antigas do Chile e durante muitos anos foi o coração econômico do país (antes da construção do canal do Panamá, a rota Atlântico-Pacífico era feita pelo estreito de Magalhães e Valparaíso era um importante porto no caminho). A cidade foi tombada como patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO em 2003. É uma cidade boêmia, cultural, universitária, colorida, alegre, com várias ladeiras e morros. Vale muita a pena de conhecer. Passeamos pelo centro, visitamos uma das casas do escritor Pablo Neruda (La Sebastiana), conhecemos o Museu a Ceu aberto, alguns outros museus e casarões, o porto...enfim, o que foi possível como turistas pedestres.

Pegamos um metrô de superfície e fomos para Viña del Mar fechar o passeio. O sol foi aparecendo durante o dia, mas mesmo assim, ainda estava nublado. Viña é uma cidade mais turística, com muitos hotéis, praias e uma infraestrutura mais bem preparada para receber turistas. Conhecemos o famoso relógio de flores, uma praia, o centro da cidade, o cassino, alguns museus e feirinhas. Bom, pode ser que algum dia do ano, faça um dia super bonito, com calor e seja convidativo ir à praia lá. Mas era verão, o tempo estava nublado e a água MUITO gelada, que chega a doer, literalmente. Só tive coragem de molhar os pés e mesmo assim com direito a "gritinhos". É, tive que quebrar esse paradigma....

Voltamos para a casa antes de escurecer para podermos descansar um pouco ainda em Santiago, mas mesmo muito corrida, valeu a pena a viagem!